Biografia pessoal

Nome completo: Gustavo de Oliveira Magalhães  (*15.02.1977 + 05.12.2012)
Nome artístico: Gustavo Magalhães
Nascido em Brasília – DF, em 15 de Fevereiro de 1977

Apresentação

Gustavo tinha um carisma natural, o que facilitava os relacionamentos pessoal e profissional. Sempre simpático atencioso e generoso com as pessoas. Sua vida era a arte. Viver com simplicidade, sem ambições financeiras. Gostava de viajar para conhecer outras culturas, principalmente, obras de arte.

Gustavo amava a arte. A arte não era um meio de vida para ele.  Não se pode fazer arte pensando em ganho financeiro. Era assim que ela respondia quando questionado. Sabia fazer amizades com facilidade e se mantinha fiel a todos. Não se importava com a classe social das pessoas que conquistava. Era simpático e generoso.

Desde criança ele contou com o apoio da família e sua vontade era respeitada no que tangia ao seu futuro, o que era uma preocupação para nós familiares. Talvez, por isso, ele tenha cursado Economia e, paralelamente, Artes Plásticas na Universidade de Brasília.

Como artista plástico ele desenvolveu trabalhos individuais, alguns expostos em exposições em Brasília e em outras capitais.

Participou de diversos projetos e montagens de exposições, criou parcerias com colegas, como movimento Entreaberto. O grupo ENTREABERTO iniciou seus trabalhos no ano de 2005. Neste momento era composto por quatro membros que haviam se conhecido dentro do ambiente universitário, alguns durante a graduação e outros durante o mestrado, e que já desenvolviam pesquisas artísticas individualmente.

Trabalhou na empresa Lumen Argo Arte e Projeto do artista plástico Evandro Salles e, paralelamente, fundou a empresa Bloco A – Arte e Projeto, com a colega de turma, Daniela Estrella, para prestação de serviços artísticos, projetos, montagem e coordenação de exposições diversas.

Infância

Primeiro Grau

Cursou o primeiro grau no INEI e iniciou segundo grau no colégio Sigma, em Brasília.

Segundo Grau

Como o irmão, Eduardo, participou de um intercâmbio nos Estados Unidos e eu,  pai, estava sempre viajando, inclusive para exterior, despertando interesse nele em sair das fronteiras do Brasil e também fazer um intercâmbio. Ele ficou em Bristol, Indiana, USA de 1993/1994. Morou com a família O’Connell, que o acolheu como filho, constituindo uma amizade que uniu as duas famílias.

No final, como testemunho dessa amizade, há um artigo da Carla O’Connell (mãe americana) sobre o Gustavo e o que representou esse relacionamento.

Concluiu o segundo grau, em 04/06/1994, no Northridge High School, Middlebury,

Indiana, USA.

Carta depoimento da Professora Connie Schultz sobre o Gustavo

Terceiro Grau (Superior)

Formado em Economia pelo CEUB – Centro Unificado de Brasília, em 26/07/2001.

Formado em Artes Plástica pela Universidade de Brasília – UnB, em 04/05/2002.

Curso de Bacharelado em Letras, Português, não concluído, na Universidade de Brasília.


5 thoughts on “Biografia pessoal

  1. Convivi pouco com o Gustavo, mas sempre soube, por intermédio de sua tia, Maria Áurea, que o amava muito, que ele era uma figura humana ímpar. E uma vez eu, conversando com o Vanine, disse-lhe que o Gustavo seria a pessoa mais importante da família dele. Ele riu, mas parece que concordou.

    Acho que, dentro do pequeno espaço de tempo que Deus lhe deu aqui na terra, ele realizou grande obra. Foi generoso, solidário, humano, humilde, competente, desligado de bens materiais( prova inequívoca de que este não era o mundo dele) e, antes de tudo, um filho que, verdadeiramente, amou sua família.

    Eu, agora, ao abrir este blog, emocionei-me bastante ao ver essa carinha tão querida e já tão distante de nós.

    Continue sua belíssima caminhada, querido primo, em águas menos turvas e num céu de brigadeiro. Fique com Deus.

    Seu primo José Emygdio

  2. Parabéns a família Magalhães pela iniciativa, a Isabela (Baratinha) pela concretização desse lindo site e a Poly pelo esforço de reunir sua obra. Gustavo foi uma pessoa maravilhosa e um amigo incomparável.
    Sua eterna admiradora e amiga.
    Fran

  3. Realmente podemos observar quão Gustavo era um rapaz diferenciado, carismático e muito querido.
    Sua vida foi curta e seu tempo na terra bem passageiro, é verdade!!
    Mas o que mais importa é que apesar de tudo isso, ele deixou um legado único, especial e marcante!! Escreveu seu nome na história de nossa família, dos amigos e na comunidade artística e profissional desse mundo contemporâneo!!
    Emocionante blog, exposição e iniciativa dos pais e amigos em divulgar e perpetuar as obras artísticas e imorredouras do Gustavo!!
    Se aqui, ele nos deixou tristes e saudosos… em sua nova vida, com certeza, encontrou a paz, luz e serenidade conquistados por tudo que plantou e cultivou!!
    Fique com Deus, querido Gustavo!!

  4. What a beautiful tribute to a amazing young man whose life was taken to soon but will live on thru his beautiful works. His family is truly amazing and will forever be in my heart.
    God’s Blessings to all.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *